10 filmes da Disney que tem origens terríveis - Parte 1
/
0
Comments
Como muitas pessoas já sabem, alguns dos alegres musicais da Disney, amados e apreciados por tantas crianças e felizes durante os últimos 80 anos, têm origens verdadeiramente horríveis, envolvendo estupro, assassinato, tortura e outros acontecimentos muito desagradáveis.
Algumas pessoas acreditam que a Disney melhorou as histórias originais, tornando-as mais acessíveis e agradáveis, outros são da opinião de que a Disney deturpou tais obras.
Aqui estão dez exemplos de algumas das origens menos conhecidas dos filmes da Disney, alguns voltando na história, com fontes que muitas pessoas desconhecem, outros revelando origens que não haviam sido previamente discutidas na internet.
1. Pinóquio: Travessuras e Assassinatos
Original:
Pinóquio mata o Grilo, a Fada é um zumbi, cadáveres falam e Pinóquio morre
Na primeira versão de Pinóquio, a marionete é punida com a morte por ser tão travessa. Pinóquio zomba cruelmente de Gepeto e foge, Gepeto o persegue, mas é pego por um policial que joga o velho na prisão, acreditando que ele estava assediando o boneco. Quando Pinóquio retorna à casa de Gepeto, encontra um grilo de cem anos de idade, que diz a ele que meninos impertinentes se transformam em burros. Pinóquio lança um martelo no grilo, esmagando-o.
Após Pinóquio quase se queimar na lenha, ele morde a pata de um gato mau e depois conhece uma bela fada de cabelo azul, que lhe diz que está morta e espera que alguém leve seu corpo embora. Pinóquio então é pendurado numa árvore pelo gato com a pata mutilada e por uma raposa, e eles assistem Pinóquio sufocando até a morte. Fim.
Os editores não estavam muito felizes com esse final, de modo que o autor acrescentou uma segunda parte à história. Aqui, a bela fada morta resgata Pinóquio e eles começam a viver juntos, mas Pinóquio retoma seus maus caminhos e, eventualmente, se transforma em um burro. Ele é vendido para o circo, onde acaba ficando manco.
Pinóquio é então levado por um músico, que deseja matá-lo, esfolá-lo e transformá-lo em uma pele de tambor. O músico pendura rochas no pescoço do burro e arremessa-o ao mar para afogá-lo. Quando ele se afoga, peixes comem sua carne até seus ossos, e o esqueleto da marionete de madeira é deixado pra trás. Pinóquio nada para longe, mas é engolido por um tubarão gigante. Dentro do estômago do bicho, ele encontra Gepeto sentado numa mesa, tentando comer um peixe vivo. Depois que eles escapam, Pinóquio passa a valorizar o carinho de Gepeto, e, eventualmente, como uma recompensa por ser um bom rapaz, por cuidar de seu pai e por trabalhar duro, ele é transformado em um menino de verdade.
2. Desmembramento em Alladin
Original: Cassim é desmembrado
No filme, Cassim, o líder da infame Gangue dos Quarenta Ladrões, desiste de seus maus caminhos e vai ao tão esperado casamento de Aladdin e Jasmine. Alguns conceitos do filme foram inspirados em Ali Baba e os Quarenta Ladrões, um conto das 1001 Noites. Na versão original, Ali Baba aprende as palavras secretas para entrar e sair do covil dos Quarenta Ladrões para roubar seus tesouros. Ali Baba revela as palavras ao seu irmão, Cassim, que corre para o tesouro para coletar avidamente todo o ouro que ele poderia carregar. Porém, em sua excitação, ele esquece as palavras mágicas na hora de sair da caverna. Os ladrões voltam e encontram-no. Eles dividem o seu cadáver em vários pedaços e colocam as porções desmembradas na entrada da caverna, como um aviso aos futuros ladrões.
Quando Ali Baba descobre o sinal de aviso macabro, ele recolhe as partes do seu irmão e os leva para casa com ele. Ele pede a uma escrava, Morgiana, para fazer parecer que Cassim havia morrido por causas naturais. Morgiana encontra um alfaiate, que habilmente costura os pedaços do cadáver de Cassim. Os ladrões descobrem onde Ali Baba vive, mas a escrava os engana, fazendo dois deles matarem um ao outro, depois ela mata o resto derramando óleo fervente onde eles estavam escondidos. O líder é o único que sobra, e Morgiana apunhala-o até a morte durante o jantar na casa de Ali Baba.
3. Cinderella Assassina
Original: Cinderella mata a madrasta
A Cinderela da Disney foi baseada em uma história muito obscura de Charles Perrault, publicada em 1697. A versão de Perrault é quase igual à versão da Disney. No entanto, ambas as versões de Grimm e de Perrault contêm elementos da Gata Borralheira, publicada em 1634, por Giambattista Basile. Nesse conto de fadas obscuro de Basile, Cinderela desabafa com a sua professora a respeito da crueldade de sua madrasta. A professora diz que Cinderela tem que matar sua madrasta fechando um baú grande de madeira em seu pescoço.
Cinderella deve, então, convencer seu pai a se casar com a professora. Cinderella mata sua madrasta e o casamento acontece. Porém, a professora estava escondendo suas próprias sete lindas filhas e, depois do novo casamento, o pai de Cinderela perde o interesse em sua própria filha. Todas elas começam a maltratar Cinderela, abusando dela e botando apelidos nela, e ela é confinada na cozinha para trabalhar como empregada – ela agora é chamada de “Gata Borralheira”, anteriormente seu nome era Zezolla. O resto da história segue como o conto tradicional de Cinderela, e realmente tem um final feliz, mas é bom saber que a Cinderela não foi sempre tão inocente.
4. Bela Adormecida entre Cadáveres
Original: Bela Adormecida fica em torpor entre centenas de cadáveres presos numa cerca viva
No entanto, os galhos são tão grossos que os jovens ficam presos nos espinhos e morrem lenta e miseravelmente. No centésimo ano, um príncipe cavalga para o castelo, os espinhos se transformam em flores e abrem caminho para ele, porque a maldição finalmente acabou. O príncipe encontra a Bela Adormecida e beija-a enquanto ela desperta.
Os Irmãos Grimm se inspiraram no conto Sol, Lua e Talia, escrito por Giambattista Basile. Neste conto, um rei estupra a princesa enquanto ela dorme. Ela engravida e dá à luz gêmeos. Um dos bebês suga a agulha encantada de seu dedo e ela desperta. A rainha tenta matar os bebês e queimar Talia viva, mas o rei salva o dia, a rainha é queimada no lugar de Talia, e todos vivem felizes para sempre.
5. Pequena Sereia Mutilada
Original: A Pequena Sereia mata o Príncipe
Apesar de A Pequena Sereia ser um original de Andersen, ele se inspirou em um conto chamado Undine, por Friedrich de la Motte Fouqué. Em Undine, um cavaleiro se casa com um espírito da água e ela ganha uma alma humana. Entretanto, os parentes espirituais da Undine são travessos e, por vezes, bastante malignos, e eles começam a complicar o casamento. Pra piorar, Undine permite que a ex-namorada de seu marido, Bertilda, que também é meia-irmã de Undine, more com eles no castelo. O cavaleiro se apaixona por Bertilda, e os dois começam a tratar Undine mal, o que deixa seu tio, um poderoso espírito da água, muito irritado.
Undine comete suicídio jogando-se em um rio caudaloso para salvar seu marido e Bertilda da ira de seu tio. Ela perde a alma humana e torna-se um espírito de novo. O cavaleiro acredita que ela está morta e se casa com Bertilda, mas isso é um grande equívoco, se você já tiver sido casado com um espírito da água anteriormente. Undine é forçada pelo protocolo espiritual a voltar em sua forma de ninfa da água e matar seu ex-marido! Depois que ele é enterrado, uma pequena poça aparece e circunda sua sepultura; assim, Undine e o cavaleiro permanecem juntos para sempre na morte.
Fim da Parte 1 !
Curtiu? Deixe seu comentário.
Curtiu? Deixe seu comentário.





