10 filmes da Disney que tem origens terríveis - Parte 2
/
0
Comments
6. Branca de Neve Torturada
Original: Branca de Neve é torturada e transformada em escrava
A rainha tenta matar Branca de Neve três vezes: primeiro ela puxa seu espartilho tão apertado que ela desmaia. Segundo ela escovas o cabelo de Branca com um pente envenenado, o que faz com que ela caia em um sono mortal – mas ela desperta quando os anões removem o pente. Finalmente, a Rainha envenena uma maçã que Branca de Neve come e aparentemente morre. Os anões colocam seu cadáver em um caixão de vidro, onde um príncipe, de passagem, a encontra e decide levá-la para casa com ele. Quando o caixão é movido, Branca de Neve desengasga, cospe o pedaço de maçã e acorda. No casamento, a rainha é colocada em sapatos de ferro quentes e é obrigada a dançar até a morte.
Essas ideias foram emprestadas da história A Jovem Escrava, escrita por Giambattista Basile em 1634. Nesta história, uma bebê é amaldiçoada a morrer em seu sétimo aniversário por uma fada. Quando a menina faz sete anos, sua mãe estava penteando seu cabelo e o pente perfura seu crânio, aparentemente matando-a. A mãe coloca a menina em sete caixões de cristal, colocados um dentro do outro, e tranca-a em uma câmara no castelo. A mãe finalmente morre de tristeza, e confia a chave da câmara ao seu irmão – tio da menina -, dizendo-lhe para nunca mais abrir a porta. Um dia, a esposa do irmão abre a porta e encontra uma bela jovem no interior dos caixões de vidro – a menina continuou a crescer enquanto dormia.
A mulher acha que seu marido está mantendo a menina trancada no quarto para ter relações sexuais com ela, então a arrasta pelo cabelo, o que desaloja o pente e quebra o feitiço. Ela corta o cabelo da menina e amarra sua garganta com as tranças. Ela, então, faz a menina de escrava e bate nela diariamente, tornando seus olhos negros e deixando sua boca muito sangrenta. A jovem decide se matar, mas enquanto afiava a lâmina da faca, ela conta sua história para uma boneca. Seu tio ouve e descobre tudo. Ele expulsa sua esposa do reino, presta cuidados médicos à sua sobrinha, e depois arruma um marido rico para ela.
7. Hércules se Sacrifica
Original: Hercules queimou vivo
Quando Heracles se torna um grande guerreiro e se casa com a bela princesa Megara. Eles têm dois lindos bebês, que Heracles mata quando é levado à loucura temporária por Hera. Algumas mitologias dizem Heracles também matou Megara, outros dizem que ele deu a ela a Iolaus, que não era apenas o sobrinho de Heracles, mas também seu jovem amante! – Heracles era um símbolo de proezas sexuais, tendo casos amorosos com vários homens e mulheres.
Mais tarde, quando o centauro Nessus tenta estuprar a quarta esposa de Heracles, Dejanira, ele atira flechas envenenadas com o sangue da Hidra nele. Antes de morrer, Nessus diz para Dejanira coletar seu sangue e sêmen derramados e usá-los como uma poção do amor. Quando Dejanira finalmente começa a se preocupar com a fidelidade de Heracles, ela espalha a poção em uma túnica sacrificial que Heracles veste.
O veneno da Hidra – que entrou no sangue do Nessus quando a flecha envenenada perfurou ele – queima a pele de Heracles e ele rasga a camisa, mas sua pele é arrancada junto, expondo seus ossos. Dejanira engasga em horror. Para acabar com sua agonia torturante, seu amigo Filoctetes acende uma pira funerária e Heracles se joga nela, mas em vez de morrer, a parte imortal do seu corpo é deixada após a sua carne humana queimar e Heracles retorna ao Olimpo como um imortal, se reconcilia com Hera e, presumivelmente, vive feliz para sempre.
8. O Cão e a Raposa – Inimigos Mortais
Original: Todos morrem miseravelmente
Tod conhece uma raposa mais velha e eles fazem uma ninhada, mas o Mestre e Copper encontram a toca, enchem-na de gás e matam os filhotes. A raposa então é pega numa armadilha e morre. Tod encontra outra raposa e faz mais filhotes, mas novamente sua família é abatida pelo Mestre. Num inverno, há um surto de raiva entre as raposas, que agora são carniceiras. Uma das raposas infectadas ataca um grupo de crianças humanas e o Mestre coloca veneno para tentar matar o maior número possível de raposas. Uma criança humana come o veneno e morre.
Tod escapa de muitos outros atentados a sua vida, mas um dia Copper caça Tod tão implacavelmente que Tod cai morto de exaustão. Copper também quase morre, mas o Mestre salva sua vida. Eles desfrutam de alguma nova popularidade, mas o Mestre começa a beber de novo e, eventualmente, acaba tendo que ir para um lar de idosos. Antes de ir, ele pega a espingarda e atira em Copper, chorando enquanto assassina seu companheiro. Fim.
9. Tortura e Morte em O Corcunda de Notre Dame
Original: Quasimodo é torturado, Esmeralda é torturada e todo mundo morre
Quasimodo é pego em flagrante e preso pelo belo soldado Phoebus, por quem Esmeralda se apaixona. Quasimodo é torturado e deixado exposto no pelourinho público. Phoebus – que já está noivo, mas é um completo vagabundo – organiza um “encontro privado” entre ele e Esmeralda, mas Frollo paga Phoebus para deixá-lo se esconder nas sombras e espioná-los. Esmeralda, tomada por luxúria, desiste de seu voto de castidade e Phoebus vai direto ao que interessa. Tomado pela inveja, Frollo emerge das sombras, apunhala Phoebus nas costas e foge pela noite. Esmeralda é acusada de tentativa de homicídio, torturada até dar uma falsa confissão em um calabouço subterrâneo, e condenada à forca.
Quasimodo resgata a donzela quando ela é levada ao patíbulo e esconde Esmeralda em Notre Dame, onde Frollo tenta estuprá-la. Quasimodo intervém novamente, Frollo e Esmeralda se enfrentam numa batalha breve e sangrenta durante a qual Frollo diz a ela que vai poupá-la, se ela der seu “amor” a ele. Ela se recusa e ele a entrega às tropas. Frollo assiste a execução de Esmeralda rindo histericamente enquanto ela se contorce na corda. Quasimodo em seguida, joga Frollo das alturas de Notre Dame.
Quasimodo então rasteja para a cripta onde os corpos de criminosos executados são deixados para apodrecer e envolve-se em torno do cadáver em decomposição de Esmeralda. Eventualmente, os dois esqueletos são encontrados, envoltos num abraço eterno.
10. Pocahontas é Estuprada e Assassinada
Original: Pocahontas foi sequestrada, estuprada e assassinada
Quando Pocahontas tinha dezessete anos, ela foi capturada pelo Inglês e mantida como refém. Seu marido Kokoum foi morto e Pocahontas foi estuprada várias vezes e, consequentemente, engravidou. Ela foi forçada a se converter ao cristianismo, batizada Rebecca e, rapidamente, casada com um inglês agricultor de tabaco chamado John Rolfe para fazer a gravidez parecer legítima. Em 1615, a família Rolfe viajou para a Inglaterra e Pocahontas foi atada em um espartilho e apresentada ao público como um “símbolo da Virginia selvagem domesticada”.
Após dois anos na Inglaterra, os Rolfe iniciaram a sua viagem de volta à Virginia, quando Pocahontas de repente começou a vomitar e convulsionar violentamente após o jantar. Antes mesmo de terem chegado ao rio Tamisa, Pocahontas tinha morrido de forma horrivelmente dolorosa. Relatos históricos relatam “incerteza sobre a causa da morte “, especulando que ela possa ter sucumbido a pneumonia, tuberculose ou mesmo a varíola. No entanto, no livro The True Story of Pocahontas; The Other Side of History, Linwood Custalow e Angela L. Daniel postulam que durante seu tempo na Inglaterra, Pocahontas soube das intenções inglesas de obliterar as tribos indígenas nativas e de tomar suas terras. Com medo de que Pocahontas pudesse revelar suas estratégias políticas, seu assassinato foi rapidamente planejado e ela foi envenenada antes que pudesse chegar em casa e relatar o que tinha descoberto. Pocahontas tinha apenas 22 anos de idade quando morreu.




